04 março 2015

#5: Um Ano, Uma Música (séc XXI)






       Dando continuidade ao primeiro #5, projeto em que escolho 5 músicas com um tema em comum, uni músicas que também possuem um ano como título, mas dessa vez sendo referentes ao século XXI, como uma parte dois do primeiro post do projeto.



 1- 2001 - Mutantes 
 A quarta música que compõe o segundo álbum dos Mutantes (1969) é uma mistura inesperada entre estilos antagônicos, tanto brasileiro como americano, característica marcante do grupo. Acredito que a música seja uma referência ao filme e livro 2001: Uma Odisséia no Espaço, lançado em 1968, um ano antes do lançamento do álbum da banda.



2- 2010 - Said The Whale 
 A banda canadense trouxe no álbum Little Mountain a música “2010”. A banda me lembra muito The Shins (citado no primeiro post do projeto #SOUNDTRACK, que pode ser lido clicando aqui), principalmente nessa música. Said The Whale é uma banda indie que vale a pena ouvir, apesar de não ser muito popular por aqui.



3- 2012 - Planar 
 "2012" é última música do Nossa Invasão, primeiro álbum de estúdio da banda carioca que conquistou meu coração. Ao meu ver, a canção faz alusão ao ano que acreditava-se ser o marco do fim do mundo, paralelo a um relacionamento que estaria à beira do precipício. A letra repleta de figuras de linguagem é uma característica marcante da banda, assim como a autenticidade do baixo.



4- 2013 - Arctic Monkeys 
 Repleta de referências tecnológicas atuais, trazendo ainda a fantasia através de carros voadores, a música “2013” só pode ser encontrada no Side A (lado A) do LP Deluxe AM 7”, uma espécie de música bônus que por ventura ficou fora do álbum original, talvez apenas uma estratégia de marketing comum da banda.



5- 2024 - Cage The Elephant 
 A música super dançante do Cage The Elephant, que participou do Lollapalooza de 2012 e de 2014 aqui no Brasil, compõe o segundo álbum da banda, lançado em 2011, que atingiu o primeiro lugar no iTunes na semana do lançamento. Assim como a maioria das músicas do gênero indie, “2024” traz várias metáforas, tornando a interpretação abrangente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
Nossa Invasão © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.